quarta-feira, 16 de abril de 2014

Olhem sempre para o lado positivo da vida

Por vezes, sem eu dar por isso acabo por fazer de psicóloga das minhas amigas e amigos. Quem sabe ser psicóloga não é a minha verdadeira vocação? Sem desprimor por aqueles que estudaram psicologia e são verdadeiros psicólogos, acho realmente que tenho algum jeito para isto, quanto mais não seja porque me considero uma boa ouvinte. Ajuda o facto de ter alguma experiência de vida e ser completamente open minded. Eu própria não tenho vergonha nenhuma de dizer que já recorri a verdadeiros psicólogos em determinadas alturas da minha vida e francamente ajudaram-me imenso. E sempre que acho que os meus amigos precisam de recorrer a um verdadeiro psicólogo não tenho problema nenhum em recomendar.

Há uns dias uma amiga minha que está a ultrapassar uma depressão pós parto ligou-me tristíssima pois achava que a vida dela não era como desejava e estava triste por isso. Esperava muito mais da vida agora que era mãe. Não ajudava o facto de estar desempregada e morar num sitio um pouco isolado. Eu ouvi-a com atenção e carinho. Alguma tristeza também porque a conheço há bastante tempo e sei que se ela diz que se sente assim, é porque se sente mesmo, mesmo mal. Mas, como amiga que sou dela, o meu papel nisto é não só ouvi-la mas acima de tudo levantar-lhe a cabeça. Mostrar-lhe de todas as formas que consigo que a vida é bela e que só depende de nós sermos felizes.

E eu acredito mesmo nisto? Cada vez mais... Todos nós temos os nossos altos e baixos, dias melhores e dias piores. Numa relação amorosa ninguém é perfeito, o homem tem o seu feitio e nós temos o nosso e por mais que as duas personalidades se conjuguem, levante a mão quem NUNCA, mas NUNCA achou que a relação podia ser melhor. Porque há sempre, sempre... qualquer coisa que podia ser melhor. Nós somos uns seres por natureza insatisfeitos e perfeccionistas. Minimizarmos os defeitos e as insatisfações é um trabalho que tem de ser feito por nós todos os dias! Cada vez mais, pois a vida não é fácil e está realmente cada vez mais complicada. Todos os dias temos de pesar na balança as coisas positivas que temos e as coisas negativas que aconteceram. E temos de dar ponderações a tudo. Não é porque nos parece que tudo na vida nos corre mal que temos de ser infelizes ou estar insatisfeitos. Temos de olhar sempre para o lado bom da vida e encontrar aquilo que nos faz felizes e dar uma ponderação de 200% a esse pormenor que nos faz felizes.

"O meu marido está sempre a viajar e raramente consegue estar comigo?" É chato mas eu gosto dele. Ele gosta de mim e os momentos em que está verdadeiramente comigo valem ouro. Agarrem-se a isso.

"O pai dos meus filhos está ausente, não participa nas tarefas de casa, não brinca, não passeia comigo?" Mas gosta dos filhos certamente. Aproveitem vocês para brincar, rir, passear com os vossos filhos. Arranjem amigas, passeiem no jardim e aproveitem cada sorriso que o(s) vosso(s) filho(s) vos dão por estarem lado a lado com eles. Divirtam-se com os vossos filhos e ignorem o resto. É dificil? Não. Não é... aquele sorriso vale tudo, acreditem.

"Não consigo arranjar emprego, não tenho dinheiro para nada. " Isto é dificil é verdade. Mas... pensem no que gostariam de fazer e reinventem-se. Vão à luta e acima de tudo nunca percam a esperança de que amanhã, o dia pode ser melhor.

"Não gosto do que faço. Estou farta de aturar gente parva." Mas têm emprego! Que nos dias que correm é um luxo. Agarrem-se ao que está fora de portas, aguardem pelas 18 horas, apreciem o sol (quando há) da hora de almoço para respirarem ar puro (quando não há sol não faz mal... respirem fundo). Abracem os vossos companheiros e os vossos filhos quando chegarem a casa, apreciem os fins de semana, os vossos verdadeiros amigos. E olhem para a vossa conta bancária. Ok. Aqui podem se enervar novamente. Mas pensem que podia ser pior... bem pior... 

A única coisa que não tem concerto, é a morte. Mesmo na saúde que é das coisas mais complicadas de ser resolverem, nunca podemos matar a esperança de um dia melhor. Nem que seja porque neste preciso momento, estamos vivos!

Always look on the bright side of life.




Some things in life are bad
They can really make you sad
Other things just make you swear and curse
When you're chewing on life's gristle
Don't grumble, give a whistle
And this'll help things turn out for the best...
And...
...always look on the bright side
of life...
(Whistle)
Always look on the light side
of life...
(Whistle)
If life seems jolly rotten
There's something you've forgotten
And that's to laugh and smile and dance and sing
When you're feeling in the dumps
Don't be silly chumps
Just purse your lips and whistle
- that's the thing.
And...always look on the bright
side of life...
(Whistle)
Come on.
Always look on the right side
of life...
(Whistle)
For life is quite absurd
And death's the final word
You must always face the curtain
with a bow
Forget about your sin - give the
audience a grin
Enjoy it - it's your last chance
anyhow.
So always look on the bright side
of death...
(Whistle)
a-Just before you draw your terminal breath...
(Whistle)
Life's a piece of shit, when you look at it
Life's a laugh and death's a joke, it's true
You'll see its all a show, keep 'em laughin as you go
Just remember that the last laugh is on you
And...
Always look on the bright side
of life...
(Whistle)
Always look on the right side
of life...
C'mon Brian, cheer up
Always look on the bright side
of life...
Always look on the bright side
of life...
Worse things happen at sea you know.
I mean - what have you got to lose?
You know, you come from nothing
- you're going back to nothing.
What have you lost? Nothing.
Always look on the right side
(I mean) of life...
what have you got to lose?
You know, you come from nothing
- you're going back to nothing.
What have you lost?
Always (Nothing.) look on the right side of life...
Nothing will come from nothing ya know what they say?
Cheer up ya old bugga c'mon give us a grin!
There ya go, see!
Always look on the right side of life...
(Cheer up ya old bugga c'mon give us a grin! At same time)
There ya go, see!

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Das amizades

Ohhh faz tempo que não falava aqui de amizades, daquelas antigas, antigas... das que ficaram, das que foram, das que partiram mas voltaram, das que apenas se ausentaram.

Hoje recebi um email que me deixou com um sorriso tonto por nada de especial. Uma grande amiga minha dos meus tempos de adolescência, a T , vai fazer 40 anos e gostaria de nos convidar para a sua festa de anos.

Assim de repente, o convite não tem nada de mais mas... quem já se tiver dado ao trabalho de ler os meus posts sobre a amizade, sabe o que eu penso sobre este tema.

A T fez parte da minha adolescência. Fez parte de um grupo de amigos e amigas dos 17 aos 25/26 anos. Foi com este grupo de amigos que eu comecei a sair à noite, que eu arranjei o meu 1º namorado e depois marido, que eu apanhei as primeiras bebedeiras, que eu fiz as primeiras viagens, que eu cantei, ri, chorei, dancei. Por mais anos que passem e por mais que a vida nos separe, foi uma época importante da minha vida e que nunca esquecerei. 

Deste grupo constituído por vários casais, só um dos casais ainda se mantém (que me lembre). Todos nós acabámos por crescer e seguir rumos diferentes. Continuámos a falar de vez em quando e a encontrarmo-nos mais raramente. É natural. Cada um de nós foi constituindo a sua própria família e nem todos na mesma altura. 

Como já disse aqui, a amizade para uma mulher não é como nos homens. A amizade das mulheres tem fases. Há umas que vão, outras que ficam, outras que crescem, outras que vão e voltam consoante a maré.

A T é uma dessas que vão e voltam consoante a maré. É alguém que nunca vou esquecer e que fez parte da minha vida e do que sou. Nunca mais, provavelmente, vamos voltar a ser as amigas de antigamente... infelizmente, mas a vida é mesmo assim. Mas, não é por a vida nos ter afastado que ela deixou de ser minha amiga. É uma amiga distante, sim... é uma amiga ausente... mas é uma amiga que está sempre no meu coração.

O facto dela me querer na festa dela dos 40 anos, significa que também eu estou no coração dela. E isto vale muito.