quarta-feira, 30 de junho de 2010

Amizade feminina Vs amizade masculina

Eis algo que tem muito que se lhe diga. É dificil explicar as diferenças, mas não há mulher no mundo,  que não saiba o quão dificil é manter uma amizade com outra mulher.  Temos muito mais facilidade em relacionarmo-nos umas com as outras do que os homens entre eles. Às vezes, mal conhecemos a pessoa e vai de considerarmos imediatamente a melhor amiga, muitas vezes, mesmo sem o sentirmos, porque nos interessa aquela amizade naquele momento. Começamos a partilhar a nossa intimidade com a melhor amiga, contamos coisas a elas que não interessam nem ao menino jesus, confessamos-lhes coisas que deviam ficar connosco, andamos aos abracinhos e beijos na boca... para quê? Para depois, um dia mais tarde, sem que nada o fizesse prever, levarmos uma machadada nas costas. Mentalizamo-nos... é assim, paciência. Choramos um bocadinho sobre o leite derramado, arrependemo-nos 1000 vezes de ter contado a ela, aquele segredo muito nosso e depois... partimos para outra. E se for preciso, faremos exactamente o mesmo a uma outra suposta amiga. Somos más umas para as outras. Não somos de confiar. Aquela que consideramos a nossa melhor amiga hoje, não o vai ser necessáriamente para o resto da nossa vida. É óbvio que há excepções. Mal seria do mundo se fosse assim com TODAS as mulheres... Não. Não é. Mas uma coisa garanto. Quem tiver uma melhor amiga com a qual nunca, mas mesmo nunca se tenha chateado à grande, que se acuse. Uma amizade depois de uma guerra, torna-se diferente mas, na maioria das vezes, muito melhor. Mais segura e mais verdadeira. Porque naquela altura da discussão, desvendámos a capa que nos cobre. Disseram-se as verdades. Depois de uma discussão, se a amizade volta, acredito que seja uma amizade verdadeira, para valer. E nós vamos crescendo, vamos ficando mais adultas. A caminho dos 40 anos, já não nos fazemos amigas de qualquer uma. Já não nos confessamos à primeira que nos aparece à frente. Nem à nossa melhor amiga, nós dizemos tudo, mesmo tudo. Uma amizade recente é agora muito mais trabalhada. Podemos ter 500 amigos no facebook mas falarmos apenas com meia duzia deles. O resto não passam de conhecidos com os quais mantémos algo em comum. E não quer dizer com isto que não nos possamos tornar amigas de uma nova amizade. Pelo contrário. Acredito mesmo que as amizades feitas nesta altura da nossa vida são muito mais verdadeiras do que as amizades feitas com 20 anos. Para nós mulheres, claro. Porque já levámos muita machadada nas costas, porque agora para confiarmos em alguém já não basta 2 dedos de testa. Continua a ser mais facil para nós fazermos amizades, mas porque para nós o conceito de amizade não é igual para toda a gente. Nós temos vários tipos de amizades. As amigas, mesmo amigas, as amigas do facebook, foruns e afins, as amigas do trabalho, as amigas do ginásio, as amigas do bairro. Todas em patamares diferentes. A caminho dos 40, uma dessas amigas pode subir ao patamar da amiga mesmo amiga, mas tendo em conta o historial, cuidado e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Mesmo assim, por vezes continuamos a errar, continuamos a confiar demais.

Agora os homens. Não há homem que não tenha amigos de infancia, daqueles que se conhecem há mais de 30 anos, que foram colegas de jardim infantil ou vizinhos da praceta onde moravam. Podem ser poucos ou muitos mas todos têm, nem que seja 1 melhor amigo de infancia. Mas este melhor amigo é mesmo sério. Daqueles que se podem contar. Aquele amigo que o homem não vai a correr contar segredinhos, não dá uma palmadinha nas costas. Mas no entanto, aquele amigo corre na direccão dele, se sabe que o amigo está com algum problema. Não questiona, aconselha. Não discute, fala. Com aquele amigo as unicas discussões possiveis são se foi penalti contra o Benfica ou não. Mesmo quando têm opiniões diferentes, respeitam-se. Tentam fazer prevalecer o seu lado, tal qual "macho man" mas em boa verdade, a troca de ideias acaba e cada um fica na sua. E eu aposto que ambos acharam que ganharam a posição. No que diz respeito a novas amizades, os homens são muito terra a terra. Num jogo de futebol até podem falar, gritar e abraçar o fulano que está ao lado na bancada que não conhecem de lado nenhum, mas daí a trocar um número de telefone para combinarem um cafézinho vai uma grande distância. Para considerarem um novo amigo, o novo amigo tem de passar uma série de requisitos. Começam à defesa. Não se exploram muito. Ganham confiança.

As mulheres não deviam aprender com os homens? Digo eu. Afinal é por isso que as mulheres dizem que preferem ter amigos homens do que amigas mulheres. Porque as mulheres não ficam amigas de qualquer homem. São desconfiadas. As mulheres com os homens agem como os homens entre eles. Não é qualquer um que consegue ganhar o estatuto de amigo. E é preciso certeza de não haver segundas intenções.

Porque é que as mulheres complicam tanto neste campo, se noutros normalmente são tão terra a terra.

Bye Bye Portugal

Exibição lamentável. Resultado justissimo... Eu não gosto dos espanhóis, mas tenho de dar a mão à palmatória que contra uma equipa fraca, sem rumo, sem objectivos, foram os melhores. Pelo menos eles fizeram por ganhar e buscaram o resultado. A nossa equipa, nem parecia que jogava num jogo mata-mata. Encostados à box, cansados, a passarem a bola muito atrás, sem iniciativas, sem garra. O CR nem se via. Mas ele estava a jogar? Valeu a excelente exibição do Eduardo. Grande Eduardo. Não fosse ele, em vez de 1 golo, tinhamos levado uma cabazada deles. Fiquei fã dele. Absolutamente fã. Ouvi dizer que ele ia para o Sporting. Será verdade? Deviam estar a mancar comigo. De certeza... era bom era! E o Fábinho... que excelente jogador. O Benfica tem muita sorte em o ter, não sei é se o vai ter por muito tempo, pois acredito que depois das exibições dele, não faltem ofertas. Mas uma equipa não se vale apenas de 2 jogadores. O resto foi uma tristeza. De quem é a culpa? Não há um culpado. Há vários. Desde treinador a jogadores, excepção feita os referidos, todos têm culpa. E a observação de Ronado no fim após pergunta de um jornalista. "Perguntem ao Queiroz!" Quem é que ele, por acaso ,pensa que é. Assim se vê a imaturidade do CR. Foi esta personagem capitão de equipa. Com que bases? Menino. Pateta.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Projectos adiados... ou talvez não... e novos projectos

A minha cabeça está sempre a trabalhar... oh, raios de cabecinha pensadora que nunca está contente...

Eu sempre fui pessoa de desafios. Gosto de trabalhar por objectivos e ter projectos em mãos. Trabalho melhor assim não tenho duvidas nenhumas sobre isso. Quando trabalhava em consultoria, adorava o meu trabalho. Era cansativo como tudo mas andava sempre feliz da vida. Ok, pronto, está bem, também tinha os meus momentos de negativismo principalmente quando vi o barco a afundar, mas podia dizer com toda a certeza que fazia aquilo que gostava. Não era tudo rosas o meu trabalho, também tinha momentos mortos em que dizia mal da minha vidinha e em que andava a roçar-me nas paredes de tédio. Mas eram raros...e sempre fui menina de colmatar esses momentos de tédio com projectos pessoais meus... fosse o que fosse.

Entretanto os anos passaram mas a minha cabecinha essa, continuou sempre a pensar. Cresci em termos de carreira mas não muito em termos de conhecimentos, por isso continuei sempre a pensar em projectos novos. A escrita esteve sempre presente, em blogs, em fóruns, etc. Comunicava sempre muito por email e escrevia, escrevia, escrevia...Sempre me foi mais facil escrever do que falar. Acho que as coisas ficam muito mais certinhas quando são escritas. Mas não só. Ele foi cursinhos disto e daquilo que tirei, o mais recente de formação de formadores, que tirei porque na altura tive uma oportunidade de dar formação que nunca se veio a concretizar, mas pronto, agora já está tirado e venha o pedido. Mas a coisa não fica por aqui. Com esta historia do livro meio em águas de bacalhau, voltou a dar-me aquela vontade de fazer algo mais da minha vida. Algo que me volte a dar prazer e pelo qual tenha um objectivo. E tive uma ideia... uma ideia que vou pôr em pratica brevemente. Uma ideia que não vai ser facill e não tem nada a ver com o que já fiz até então. Um amigo meu, o qual pedi ajuda para este projecto, quando lhe contei da minha ideia, perguntei-lhe se achava que eu era maluca. Respondeu-me, maluca não mas ousada... sim, sem duvida. Pois sim, é um projecto ousado, dificil. Mas se fosse facil também não me dava gozo e havia muita gente a fazer isto, respondi-lhe eu. Portanto, não sei se vou conseguir. Mas, vou tentar, porque não? Se der certo, tanto melhor. Se não der, pelo menos vou aprender mais qualquer coisinha. 

Ainda não vou dizer qual vai ser o projecto não. Mas se vier a concretizar-se podem ter a certeza que irão saber... até porque vou precisar de umas ajudinhas de quem vier. :)

Julie & Julia

Um dos pequenos prazeres que tenho na vida é por vezes poder deitar-me no sofá, junto do meu xuxu, e devorar filmes e séries. Certo que raramente conseguimos ver um filme do inicio ao fim no proprio dia, dadas as lindas horas que finalmente sentamos o rabiosque no sofá, mas quando isso acontece é um festim.

Há filmes que se vêm bem, outros mais ou menos... agora que o meu xuxu é mestre na arte de arranjar filmes sem custos :), temos para lá de 40 filmes para ver... é só escolher... o ultimo escolhido foi o Julie & Julia.

"À beira dos trinta, encurralada num desinteressante trabalho como secretária sem fim à vista e num minúsculo apartamento, Julie Powell resolve recuperar a sua vida, perdida num quotidiano monótono, através da culinária. Ao longo de um ano, experimenta cada uma das 524 receitas da lendária Julia Child. Gradualmente passando dos oeufs en cocotte ao bistek sauté au beurre, começa a perceber que aquele Projecto (acompanhado por blog) está a mudar a sua vida."

Achei o filme por demais interessante por várias razões. Primeiro por tudo ter começado, tão simplesmente com um blog. É impressionante o que os blogs conseguem fazer. Segundo por algumas frases que me ficaram na memória. A Julie Powell era uma escritora que tinha um meio romance escrito mas ninguém a quis publicar. Por isso mesmo, ela propria não se considerava escritora pois dizia e bem... "uma pessoa só é escritora depois de ter alguma coisa publicada". Com o blog e com o projecto que ela assumiu, conseguiu não só mudar de vida, como também concretizar o sonho de uma vida. Ver um livro publicado, apelidado de Julia&Julie e até um filme. Todos estes passos são retratados no livro, ao mesmo tempo que retrata a vida da personagem Julia Child, que também ela apostou na culinária por ser algo que lhe dava prazer, contra tudo e todos. Muito giro. Eu gostei. Faz-nos pensar nos nossos objectivos de vida.

0-0 again

Que jogo de caca mais chato, este na 6ª feira. Lá consegi vê-lo em ecran gigante mas só não adormeci na cadeira porque não calhou... passa a bola manel, para aqui, para acolá, para o alto. Contam-se as vezes que a bola foi à baliza ou ameaçou sequer a grande área. Compreende-se pois afinal muito dificilmente os resultados se alterariam. Mais valia guardar os bons momentos para quando valesse apena. O problema de tudo isto é que assim a malta esmorece. E se calhar no proximo jogo, em vez de irmos de alto astral vamos ver o jogo naquela do deixa lá ver o que isto vai dar. E isso não traz nada de bom.

Bem, já fizeram mais do que eu esperava. Confesso que francamente achava que não iamos passar a fase de grupos. Enganei-me e ainda bem... agora  e já agora espero que consiga ir mais além e não se fique já por aqui.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Do curso que fiz

É verdade. Já faz algum tempo que não fazia uns posts com o meu curso. Pois é. Já acabou. Ainda vou colocar mais uns 2 posts com textos meus, a seu tempo. Não quero dar-vos já o doce todo.

Resultados do curso. Valeu a pena?

A resposta não é simples. O curso foi bastante interessante, com momentos de interpretação dos temas bastante dificeis. Há que ter em atenção que fiz o curso em modo elearning. Não fiquei totalmente fã desta técnica. Acho que faltou mais interactividade aluno/professor, não sei. Talvez devessem disponibilizar um chat para dúvidas e questões. Houve textos e temas, os quais senti necessidade de trocar palavras. Os emails não bastaram nestas alturas, demasiado impessoais e demasiado programados. Podia ter aprendido muito mais. Fiquei com uma sensação de faltava-um-bocadinho-assim. Mas não dei por mal empregue o tempo e dinheiro que gastei com o curso. No meio de tudo, obviamente que aprendi mais sobre escrita e sobre como escrever melhor. E para quem não tem tempo para fazer os cursos em modo normal, o elearning é uma excelente opção. E é por isso que aconselho quem tem interesse por esta área e não tem tempo, estes cursos.

Ciume envergonhado

Alie a descrição à narração num curto “incidente”, subordinado à seguinte situação ficcional: “Foi o ciúme que impediu Raul de dormir”

 Imagem tirada da net


Raul tinha deixado Laura em casa dos seus amigos a contragosto. Não lhe apetecia ir dançar e tinha receio de ser conotado de ciumento e dominador por isso disse a Laura que se ela quisesse podia ficar com eles mais um pouco. No fundo, tinha esperança que ela dissesse que não queria, que ia voltar para casa com ele. Mas não. Ela aceitou. Raul sentia o coração apertado e um nó na garganta como que se desconfiasse que aquela noite ia ser o princípio do fim do seu relacionamento que há muito andava adormecido. Entrou no quarto iluminado pela luz da lua cheia que entrava pela janela aberta, cujos estores tinham deixado de funcionar e apesar de inúmeros pedidos da Laura nunca se tinha preocupado em arranjá-los. Deitou-se vestido e hirto de barriga para cima no lado direito habitual da cama agora vazia, e colocou o telemóvel à sua cabeceira. Uma lágrima teimou em cair dos seus olhos castanhos e tristes quando lhe veio à memória olhares indiscretos e secretamente presenciados por si, entre ela e o seu melhor amigo. Podia ser só fruto da sua imaginação fértil mas a mente continuava a vaguear e a imaginar inúmeros cenários eróticos entre Laura e José, não o deixando fechar os olhos.

por Rita Cardoso, Curso de Escrita Criativa