quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Barack Obama! Mudança Será?

Hoje às 4 da manhã em Portugal foram conhecidos os resultados das eleições americanas para a presidência. A disputa era entre McCain, o candidato republicano e Barack Obama o candidato democrata e quiça o primeiro presidente negro da historia dos USA.

Pela 1ª vez nos EUA é eleito um candidato afro-americano como Presidente! 145 anos após o final da escravatura, 40 anos depois do célebre discurso do Martin Luther King ("I have a dream")... Onde quer que estejas Luther, estarás feliz certamente!

"Barack Obama venceu em todas as frentes. Ultrapassou os 270 votos no colégio eleitoral, venceu mais estados e teve mais votos no total nacional.

De acordo com a CNN, o senador democrata bateu o senador republicano e obteve 338 grandes eleitores contra 163 de John McCain.

Barack Obama torna-se aos 47 anos o primeiro afro-americano a ser eleito Presidente dos Estados Unidos da América. "

In sapo

"A afluência às urnas nas eleições de ontem nos Estados Unidos foi de cerca de 66 por cento, o que constitui um recorde que nunca tinha sido ultrapassado desde há cem anos, nas eleições de 1908, de acordo como o “site” especializado RealClearPolitics.

O democrata Barack Obama arrebatou ontem uma vitória clara, com 52 por cento dos votos contra 47 por cento do seu adversário republicano John McCain, de acordo com resultados ainda não definitivos.

Em 1960, a taxa de participação, na eleição que deu a vitória a John Fitzgerald Kennedy, tinha sido de 63,1 por cento.´

Em 2004, quando George W. Bush foi reeleito, a participação tinha sido de 55,3 por cento."


In Publico



"Se alguém ainda duvida, que a América é o local onde todas as coisas são possiveis,que ainda pergunta se o sonho dos nossos fundadores continua vivo, que ainda questiona o poder da nossa democracia, esta noite é a vossa resposta. Este é o nosso momento, esta é a altura de regressarmos ao trabalho, de abrir portas de oportunidades para os nossos filhos, de restaurar a prosperidade e promover a paz, de exigir o sonho americano, de reafirmar a verdade fundamental de que mais do que muitos somos um, de que enquanto respirarmos temos esperança, de que ao cepticismo e à esperança e àqueles que nos dizem que não podemos, damos a resposta que sintetiza o espirito de um povo: sim nós conseguimos. "Yes we can!

Discurso de Vitória de Barack Obama

Não sou muito de política mas confesso que estava em pulgas com estas eleições. Não só porque não gostava do outro candidato, o McCain, não ia à bola com a cara dele mas principalmente porque os discursos do Obama restituiam em mim a esperança de que se havia alguém que tinha poderes para mudar o mundo, esse alguém seria ele. Afinal de contas estavamos a falar das eleições presidenciais da maior potência mundial. Espero que ele não nos desiluda pois acho que nunca um candidato teve tantos apoiantes e simpatizantes pelo mundo fora como teve o Obama. Espero que ele consiga concretizar todos os objectivos a que se propôs e que o deixem liderar o país. Espero que pelo facto de ser o primeiro presidente negro não haja atentados à sua vida e tentativas de porem um ponto final na vida dele. Deixem-no trabalhar. Haja esperança que a mudança dos USA seja para melhor e que esta mudança se reflicta em todo o mundo! Tenho consciencia que não será do dia para a noite.
Como Obama diz no seu discurso também: " O caminho será longo e íngreme. Podemos não chegar lá num ano ou sequer num mandato, mas nunca tive tanto a certeza, como tenho hoje, de que lá chegaremos".
Eu tenho esperança... Eu fiquei com esperança! Parabéns Barack Obama e bom trabalho.

Sem comentários: