segunda-feira, 20 de julho de 2009

O novo Marveja

O meu "mais que tudo " interessado nas minhas criticas gastronómicas incentivou-me a escrever sobre a renovação do Marveja.

O Marveja era dos poucos restaurantes gourmet da zona da Figueira da Foz. Um espaço simples e muito agradável em que os pratos de cozinha de autor satisfaziam os requintes daqueles que procuravam sabores diferentes. O meu "mais que tudo" informou-me que a gerência tinha mudado, quando entrei e vi que a disposição da sala estava de certa maneira diferente. O restaurante estava cheio, provavelmente catapultado pelo evento da Figueira Gastonómica em que o Marveja na semana do Marisco era considerado como um restaurante aderente.

Olhando para a carta, apercebo-me de diversas alterações com mais variedade, passa a haver o peixe fresco grelhado e mariscos como petiscos por exemplo. Pedi um caril de gambas e ele pediu um tornedó. Que dizer das mudanças?

Penso que o Marveja com esta mudança foi capaz de atingir um publico alvo mais variado e para todos os gostos. Ficou um pouco mais marisqueira e um pouco menos restaurante gourmet. A qualidade da comida continua a ser boa (pelo menos pela parte que experimentei) mas faltou o toque de requinte que lhe era caracteristico no antigamente. Uma pena na minha opinião. Julgo também que o facto de terem colocado um ecran de TV na sala, apesar de ter sido aplaudido pela esfera masculina, não foi uma das melhores ideias pois um ecran de TV acaba com qualquer clima de romantismo que possa haver num restaurante. Sinceramente, fiquei com uma certa pena de terem transformado aquilo numa marisqueira a atirar para o gourmet. Acaba por não ser nem uma coisa nem outra. Apesar de tudo, continua a ser um sitio altamente recomendável para jantar... não fosse eu ter informado o empregado que faltavam 22 euros na conta por se terem esquecido de cobrar o vinho. Por mim, claro que volto lá... até pode ser que a sensação de marisqueira que eu tive, tivesse sido pelo simples facto de termos ido na semana do Marisco.