terça-feira, 21 de agosto de 2012

O meu/nosso cão

Apresento-vos o nosso mais recente membro da familia. Um 4 patas, chamado Toby (lê.se Toubi em ingles que é mais fino).  Este pitéuzinho veio para nossa casa tinha 2 meses. Era um autentico boneco de peluche que alias podem confirmar pelo boneco de peluche ao lado dele. Lindo de morrer. Filho de mãe branca e pai preto.  O nosso Toby é um amor de cão. Cachorro como todos, passa os dias a tentar dar cabo do unico bem que colocámos na casinha dele, um sofá do IKEA que imaginei que pudesse ser a sua caminha quando fosse maior. Digo imaginei porque tenho agora a sensação que o dito cujo sofá não durará até à puberdade, quanto mais à fase adulta dele.

Os meus filhotes adoram o Toby. Já tivemos os nossos problemitas sim, alguns dos quais deu-me mesmo para pensar se teria sido boa ideia ter um cão. Mas, vamos lá ver de que foi a ideia?

Há  uns meses atrás, o meu adorado amorzinho disse-me... ai gostava tanto de ter um cão. Gosto tanto dos labradores. Vamos arranjar um. Eu,  que já tive um labrador preto chamado Zorba que era o cumulo da desobediencia que fugia cada vez que o largava apesar de ser um amor de cão, pus-lhe juizo na cabeça com um valente e redondo não. Pus-me à pesquisa de todas as revistas em que falavam sobre o trabalho que dá ter um cão, bem como artigos de revista e rapidamente mudou de ideias e concordou que era melhor não nos metermos nessa carga de trabalhos. Mas... alguma coisa acordou o bicho dos animais que estava adormecido cá dentro de mim e desde esse dia que pensei, pensei, pensei e se... tivessemos mesmo um cãozito, onde ficaria, como seria, etc. Um belo dia, olhei para o nosso anexo em frente de casa, completamente inaproveitado (tinha-o pensado para estudio fotográfico para o meu projecto doces olhares que tive de interromper por razões pessoais) e click. Olha aqui a casinha do nosso cão!!!

E nesse dia, como quem não quer a coisa comecei a pesquisar labradores e outras raças que também gosto muito. Apaixonei-me por uns Irish setters mas achámos grandes demais, depois por outros mais pequenos, mas o JP não ia a bola com cães pequenos até que decidi que seria então um labrador. Surpreendi o JP qd um dia lhe perguntei. Olha lá, ainda queres ter um cão? Olhou para mim com ar assustado, tipo... bolas, depois de tudo o que me disseste e me fizeste ler sobre o trabalho de ter um cão agora queres-te meter nisso? Mas não teve coragem de me dizer nada disso e disse que sim. E eu respondi-lhe com ar de entendida. Então está bem, vou tratar disso... queres um labrador, vou à procura de um mas tem de ser ou branco ou castanho. O JP anuiu e deixou-me à vomtade. Eis se não quando, um dia, deparo-me com um anuncio de uma ninhada de labradores com LOP mesmo ao pé de nós, todos pretinhos, filhos de mãe branca e pai preto. Olhei para o pai preto e jesus.... parecia que estava a ver o Zorba ali, o meu caozinho maluco. Corri a ligar para saber se ainda tinham machos ao que me responderam que sim, tinham um ainda. Anunciei então que iamos ver o cachorrinho nessa mesma semana aos restantes membros da familia. Quando disse que era preto, mais uma vez recebi o olhar de entao-tu-nao-querias-preto-e-agora-vais-ver-um-labrador-preto mas os a boca limitou-se a dizer ai vamos? E fomos. Excusado será dizer que me apaixonei completamente pelo cachorrinho, o mais pequenino da ninhada, muito fofinho e simpático. Ainda tinha só 1 mes e pouco, por isso tivemos de esperar pacientemente que tivesse idade para o trazermos. Acabámos por traze-lo uns dias antes dos miudos fazerem 5 anos.

E pronto. Agora com 4 meses e meio, meio sofá comido, mais de 10 bolas de futebol furadas, o nosso Toby está crescido e já faz quase sempre cocó e xixi na rua. Devo ser a unica pessoa que limpa cocós na rua e ainda assim, as pessoas quando o vêm fazer cocó por vezes não propriamente nos melhores sitios, olham com um olhar de deixa-ver-se-o-coco fica. Mas depois faço-os engolir em seco ao sacar dos dodots ou saquinhos plasticos e é a minha vez de fazer o olhar de tomara-vocês-serem-tão-educados-quanto-eu.

Mas nem tudo são rosas mais uma vez. O nosso Toby que mais parece um aspirador de comida e todo o tipo de saliencias que estiverem no chão, já foi parar ao hospital com uma gastroentrite e como se não bastasse, agora foi diagnosticado um polipo na pata, ou seja... mais uma cirurgia e mais guito para a rua. Bolas... e eu gosto muito do meu Toby e de animais mas caramba... doi-me o coraçao, de cada vez que vou ao vet para uma coisa destas e largo lá quase um salário minimo. 


Sem comentários: