terça-feira, 17 de setembro de 2013

A minha urticária

Estava eu aqui a pensar que, por um lado me apetecia escrever sobre qualquer coisa, por outro não sabia muito bem sobre o quê, até que de repente me lembrei que ainda não tinha dado novidades aqui sobre a minha urticária e eu gosto / quero / preciso registar esta situação porque posso precisar mais tarde.

Então vamos a factos: No dia 15 de Agosto de noite (quinta feira) apareceu-me uma crise de urticária como a de há 3 anos. Comecei a tomar dois comprimidos de cortizona pensando que podia ser uma reaçãozita qualquer passageira. Passou... resolvi fazer o "desmame" da cortizona rapidamente porque detesto tomar estas coisas e ao mesmo tempo fazer tratamento homeopatico. O meu homeopata recomendou-me as tais bolinhas (sempre diferentes para cada doença) parando com as atuais e nesse fim de semana comecei a reduzir a cortizona, parando na 2ª feira. Sabendo que com a urticária nunca podemos dar pulos de contente, fiquei feliz por na 3ª e 4ª e 5ª não ter nada mas foi uma felicidade contida. Algo me dizia que isto não ficava por aqui. Na sexta feira comecei a trabalhar e... para grande infelicidade minha, a dita voltou. Voltou em força de uma maneira como eu já não me lembrava (as coisas más nós tentamos esquece-las rapidamente, não é?) Pois é... coincidiu com o facto da minha mãe estar lá em casa e quando me viu chegar num estado completamente lastimável, com as pernas, barriga e braços em completa chaga,  com olhos de quem só lhe apetecia era chorar, chorar e chorar de dor e comichão, disse-me... vou já 2ª feira comprar-te um xarope de aloé vera que eu e o teu pai estivemos a tomar há uns tempos e que te pode fazer muito bem. Era o xarope de aloé vera dos frades franciscanos que só existe em alguns conventos e que os meus pais descobriram há uns tempos. Eu só queria que a urticária se fosse embora de uma vez e queria deixar a porcaria da cortizona e pensei que aquilo mal não me faria. Falei do xarope a várias pessoas que já o tinham tomado e diziam realmente coisas muito positivas dele. Disse logo que sim, que fosse comprar rapidamente e ao mesmo tempo, descobri nos meus emails a dosagem da cortizona que tomei na altura da minha ultima grande crise. Decidi por minha conta e risco fazer o tratamento de cortizona porque achei que de outra maneira, andar a tomar cortizona esporadicamente não ia combater o mal.

Passados 12 dias de cortizona com o respetivo desmame, a urticária desapareceu. Continuei a tomar o xarope de aloé vera e a tomar a homeopatia e até agora 1 mês depois da crise, desapareceu. Não faço ideia se definitivamente se por quanto tempo porque a urticária crónica é mesmo assim. Aparece sem que nada a faça prever e desaparece... bom, se calhar não desaparece mas camufla-se por tempo indeterminado.

Stress? Ansiedade? Qualquer coisa a fez despoletar. Eu aposto na ansiedade de voltar ao ritmo de trabalho e emprego que tenho. Todas as minhas crises foram em alturas em que estava particularmente ansiosa (negativamente, claro). Coincidência ou não... Não sei. Talvez nunca saiba...


Sem comentários: