sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

E o ano novo está prestes a despontar

2011 passou. Que grande ano foi este. Foi um ano de grandes mudanças, alguns desafios, coisas boas, coisas menos boas. E já passou... bolas... houve alturas em que achei que o tempo não passava e de repente, já estamos quase, quase no final do ano. Em jeito de situação, posso dizer que até foi um bom ano este. O meu xuxuzinho, apesar da crise conseguiu arranjar clientes para a sua empresa e o negócio vai de vento em popa. Conseguimos vender a casa, num esquema um bocado marado é certo, mas está vendida que é o que interessa. Fizemos umas grandes obras na nossa antiga casa de férias e mudamo-nos de armas e bagagens para lá. Certo que foram obras de santa engrácia e que muita coisa não ficou ao nosso gosto, mas também o que interessa no final é que estamos lá a viver e muito bem. Os meninos sairam da escola antiga, tiveram umas big férias e começaram numa escola nova. Escola essa que gostam bastante, apesar de continuaram a preferir estar em casa. Nunca vi crianças de 4 anos tão caseiras como as minhas. O meu trabalho também cá anda, com altos e baixos como em quase todas as empresas, mas eu cá ando a esforçar-me para o manter. O meu negócio de fotografia também está a correr bem e podia correr melhor mas quando o meu xuxu me faz um ultimatum e diz ou as fotografias ou nós, eu tenho de escolher os meus três meninos (2 pequenos e 1 grande), e escolho de coração porque também o desejo. Se tenho pena de não fotografar mais. Sim, tenho mas também adoro estar com a minha familia por isso nem se compara. E continuo a fazer uns trabalhinhos quando me pedem muito por isso o bichinho continua a estar satisfeito. Como sou miuda de não parar, meti-me de cabeça nos grupos de Gémeos. Fiz um portal para Gémeos e Mais www.gemeosemais.com com a ajuda da Marta, uma amiga/mãe de gémeos/emigrante que tem tido uma participação fundamental na concretização dos nossos desejos, montámos uma loja com produtos alusivos a nossa marca e logotipo já registado, e ainda conseguimos arranjar um grupo de mães e pais para se juntarem a nós para concretizarmos mais um dos nossos objectivos já no inicio de 2012. Ainda não foi este ano que o meu livro saiu da gaveta, rescidi com a minha antiga editora mas já arranjei outra. E agora só depende de mim coloca-lo cá fora. Como estamos a preparar a grande novidade do ano 2012, achei por bem apontar a saida do livro para essa altura.

Em termos de amizades também foi um ano cheio de emoções. Em Maio tive a noticia arrebatadora que o meu amigo Patrick se tinha suicidado. Uma situação incompreensivel para mim e para muitos de nós. Os pais ficaram desolados e os amigos mais chegados nem se fala. Apesar de eu ja nao ser uma amiga muito chegada, não pude deixar de relembrar os bons momentos que passámos no passado e isso fez com que amizades do passado que por uma razão ou outra se tinham afastado, ganhassem algum novo folego. Por mais que a vida passe e cada um de nós construa a sua vida por caminhos diversos nunca nos vamos esquecer das pessoas que tiveram um papel importante na nossa infancia, adolescencia e que no fundo cresceram connosco. Eu percebi isso e sei que mais pessoas perceberam isso, naquela altura. E sei que apesar de não falarmos com todas essas pessoas do passado frequentemente, elas vão estar presentes e estão presentes se um dia precisarmos. O Patrick não sabia isto de certeza. 

Tristezas à parte, também ganhei novas amizades. A Marta foi uma amizade deste ano e que boa amizade. Mesmo longe, muito longe, mesmo ainda sem a conhecer pessoalmente, conheço-a melhor que muitas pessoas que conheço fisicamente. A Salomé com uma força interior como há poucas pessoas, uma pessoa que mesmo estando em Coimbra e não a conhecendo pessoalmente está sempre presente para uma palavra amiga em todos os momentos. E outras que aos poucos vão conquistando o seu terreno e por isso mesmo contamos que tenham um papel fundamental no proximo ano. Todos com um ponto em comum. Gémeos. 

Resumindo, este ano foi um ano de consolidação. Percebi que não interessa ter muitos amigos ou pessoas que se dizem nossas amigas mas que aqueles que são nossos amigos estão lá quando precisamos. Percebi que não precisamos de ver ou falar com os nossos amigos diariamente. Um amigo verdadeiro quando falamos com ele, falamos sempre como se o tivessemos visto ontem. Percebi que há amizades que começam virtualmente mas que se dermos oportunidade a elas, podem ser muito mais que amizades virtuais. Percebi que amigos, amigos, negócios à parte. Misturar os dois é uma mistura explosiva e nunca mais o farei.

Sem comentários: