quinta-feira, 3 de julho de 2008

Onde é que isto vai parar????

Este post é em tom de desabafo onde quero exprimir a minha revolta para com quem não deixa o nosso querido país ir para a frente. De quem é a culpa? Não sei... Que se pode fazer? Analisar o que está mal e tentar aprender com outros paises europeus. Ora vejamos:

- As taxas de juro não param de subir. É verdade que sobem em toda a europa mas é cá em Portugal que mais se sente essa subida. Porquê? Somos um dos paises da Europa que mais compra casa em vez de alugar. O aluguer cá não compensa. Paga-se tanto como se formos pedir um empréstimo. Então assim vale mais comprarmos porque estamos a pagar uma coisa que é nossa. Com alguma sorte se um dia quisermos vender até podemos ganhar uns dinheiritos com isso. Não devia o estado ajudar quem quer alugar casa? Pomos os olhos na nossa vizinha Espanha por exemplo. Muito poucas pessoas compram casa lá. Os alugueres valem bem mais a pena. Comparando os preços de lá com cá, deviamos ter vergonha.

- Ordenados baixos. Há pouco tempo saiu um relatório em que colocava Portugal como um dos paises da Europa com ordenado médio mais baixo. Até mesmo paises Malta e Eslovénia desde que aderiram à U.E. ficaram imediatamente colocados acima de Portugal na tabela. É triste não é? Temos um dos poderes de compra mais baixos da Europa.

- Combustiveis sempre a subir. E não fica por aqui. Preve-se que o barril de petroleo venha a custar 500 dolares. Como é que o tuga com os ordenados de miséria que tem consegue suportar uma situação destas? Deixando o carro em casa? Os transportes publicos também estão a aumentar. E quem não tem possibilidades de ir para o emprego sem ser de carro? Sim... porque algumas zonas habitacionais ainda deixam muito a desejar a nivel de transportes.

- Alimentação sempre a subir. Desde que adoptámos o euro que temos verificado uma subida constante dos preços da alimentação. Mas ultimamente tem sido de meter as mãos à cabeça. Bens essenciais como o pão e o leite têm vindo a aumentar disparatadamente. Pergunto-me como sobrevivem as pessoas com o salário minimo.

- O endividamento das familias aumenta. Claro que o tuga para fazer face aos constantes aumentos acaba por recorrer à banca. Ou então vende a casa que tem para comprar uma mais pequena ou mais longe. Perdemos qualidade de vida.

- Deixamos de ir almoçar ou jantar fora como gostariamos... o jantar fora é um luxo. Quando vamos, mesmo que não se queira acabamos por olhar a ementa de fio e pavio e até escolher um prato ou vinho que se gosta menos apenas porque é mais barato.

- Passar fins de semana fora em hoteis é um luxo e quando vamos aproveitamos todas as promoções disponiveis. A mesma coisa para as ferias as quais ansiamos pelos subsidios e pelo famoso IRS que pode ser pouco mas ajuda alguma coisita.

- E filhos? Portugal é um pais envelhecido. Mas onde estão os incentivos para termos filhos? Fui recentemente mãe de gemeos e pertenço à classe média. Não ganhamos mal mas estamos longe de nadar em dinheiro. Termos tido os gemeos foi um arrombo imenso na nossa carteira. Temos a sorte dos nossos pais nos ajudarem bastante e confesso que não sei que seria se assim não fosse. Acham que tivemos algum incentivo ou alguma ajuda por parte do estado? NÃO! Nem abono, nem nada. Para o estado pelos vistos devemos ser ricos. O que é que é preciso para recebermos abono? O abono é calculado segundo 5 critérios o qual o critério máximo (ou minimo conforme a perspectiva) é de 5x407,41x 14 meses isto para o agregado familiar. Parece muito mas não é pois se considerarmos o agregado familiar constituido por 2 pessoas, basta ganharem mais de 1018,52 brutos cada um, para ultrapassar o limite e não receber nada. Ou seja, o nosso estado considera que quem ganha mais de 1100 euros por mês, brutos, não precisa de ajuda para nada. Incrivel não é?

3 comentários:

Lena disse...

Aiii Rita como te entendo tão bem! (suspiro) Um dia destes com algum tempo mando-te mais umas para juntares à tua lista. Mas faz-me um favor (a ti própria e aos teus filhos também), nunca desistas de lutar por um país melhor e mais justo! Junta-te aos milhões de seres humanos que por muitas e variadas razões todos os dias lutam por (sobre)viver acreditando que a justiça e a paz é o unico caminho possivel.
Beijos e boa sorte para este projecto.

sonia teixeira disse...

Realmente ta tudo dito .....eu tmb sou da classe media "desenrascada"que nada tinha se nao tivesses ajudas dos pais ,dos dois lados,pk se o Pais ta cada vez mais envelhecido aonde para as ajudas pa k o nosso Pais tenha mais juventude??!!! bj sónia
P.s e trabalho 11h por dia para dar o melhor aos meus piolhos...de 2ª a sab ...quase k nem os vejo a crescer:(

Ana Lua disse...

Rita, adorei o teu blog...
Tembém gostp muito de Sérgio Gos~dinho...quando vi o nome do blog lembrei-me logo da canção...
Continua a escrever...
é bom ler-te...