sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Adeus, "sr. do Adeus"


João Manuel Serra morreu ontem com 79 anos, dia de São Martinho. O Sr. do Adeus como era conhecido na zona do Restelo onde todos os dias, fizesse chuva, vento, frio ou calor, pelas 18 horas, acenava aos carros que passavam. Mais tarde, no Saldanha, o Sr. do Adeus repetia a situação e ontem, centenas de pessoas juntaram-se em homenagem para lhe dizerem adeus.

Este senhor, mesmo quando saia chateada ou irritada do trabalho punha-me um sorriso nos lábios. Todos os dias o cumprimentava pessoalmente. Muitas vezes tinha o meu carro estacionado mesmo ao lado dele. Vou ter saudades da simpatia dele.





Não era maluco, ao contrário do que algumas pessoas pensavam. Era até uma pessoa bastante culta e inteligente.

Aqui deixo, para quem não teve o prazer de conhecer este senhor a reportagem do DN .

"João Manuel Serra morreu aos 79 anos. Ficou conhecido por cumprimentar toda a gente que passava na zona do Saldanha


João Manuel Serra, o "Senhor do Adeus", morreu ontem aos 79 anos. João ficou conhecido dos lisboetas por todas as noites acenar aos carros e às pessoas que passavam perto da zona do Saldanha, sempre com um sorriso estampado na cara e impecavelmente vestido.
Esta era a fórmula do "Senhor do Adeus" para afugentar a solidão. "Essa senhora é uma malvada, que me persegue por entre as paredes vazias da casa. Para lhe escapar, venho para aqui. Acenar é a minha forma de comunicar, de sentir gente", disse numa entrevista à revista "Única", do Expresso.
"Venho para a Praça Duque de Saldanha desde que fiquei nas mãos de não ter ninguém. Nasci aqui perto, na casa da minha avó. Um palacete bonito que o Calouste Gulbenkian quis comprá-lo. A vida dá estranhas voltas, o meu destino é acenar a quem me cumprimenta. Estou sujeito a que me chamem maluco, mas não me importo. Da minha solidão sei eu", acrescentou.
João Manuel Serra era um amante de cinema. E todos os domingos ia ao El Corte Inglés assistir a um filme na companhia de Filipe Melo, músico de jazz e realizador, e Tiago Carvalho. Posteriormente, João Serra fazia um comentário do filme no blogue "O Senhor do Adeus".
"Soube agora que o meu grande amigo João Serra, o famoso Senhor do Adeus, faleceu. Conheci-o há cerca de 7 anos e desde então fomos todos os domingos ao cinema - O João, o Tiago Carvalho e eu. Ficámos todos muito próximos e os domingos à noite eram o oásis da nossa semana", escreveu o realizador no seu blogue.
"Todos os dias, o João dizia adeus às pessoas. Era assim que assim fazia as pessoas felizes e que as pessoas lhe retribuíam essa felicidade. Era um dos meus melhores amigos, e terei muitas saudades das nossas idas ao cinema e de o ver a sorrir e a trazer alegria a todos os que o rodeavam. Como dizia o João: 'Até sempre!'", acrescentou Filipe Melo.
No cinema, João Manuel Serra participou no filme  "I'll See You In My Dreams", projecto de Filipe Melo, e na televisão na série "Mundo Catita". A figura do 'Senhor do Adeus' esteve igualmente presente na banda desenhada, nas "Aventuras de dog Mendonça e pizzaboy", de Filipe Melo e Juan Cavia.
O 'Senhor do Adeus' inspirou uma música do mais recente disco do fadista Marcos Rodrigues, 'Tantas Lisboas', chamada "O Homem do Saldanha", com letra de Boss Ac, música de Tiago Machado e interpretada por Carlos do Carmo e Marco Rodrigues (ver vídeo em baixo).
O último filme que viu foi 'A Rede Social', de David Fincher, no passado domingo.
Para aceder ao blogue do "Senhor do Adeus" clique aqui."

Sem comentários: