sexta-feira, 14 de maio de 2010

Como começou a saga do livro

Uma pequena história sobre mim. O que ainda não disse. O que de certeza já se perguntaram. Era uma vez uma miuda que não fazia ideia nenhuma que um dia ia ter gémeos. Até que, sem que nada pudesse prever, numa primeira ecografia, após uma segunda tentativa de gravidez, somos brindados com a grande noticia. Não era um... mas sim dois. Tremia que nem varas verdes... ria que nem uma perdida. Não conseguia parar de rir.

Quando finalmente cai na realidade, largas horas, se não dias depois, assustei-me. Não sabia nada sobre o assunto. Zero. Detesto. Detesto não saber ao que venho, o que posso encontrar. Comecei nessa altura a pesquisar e... a pouco ou nada encontrar. Quis o destino que entrasse de baixa logo pelas 22 semanas. Eu, que se há coisa que detesto é ficar parada, quase que fiquei doente por ter de deixar de trabalhar. Mas, foi nessa altura que, para passar o tempo descobri os foruns e mais tarde os blogues. Encontrei o grupo de gemeos do yahoo, o do pink blue, o do sapo e outros tais. Conheci imensa gente como eu... futuras mães de gémeos, mães de gémeos experientes. Tentava por tudo arranjar bibliografia sobre o tema, mas as unicas que encontrava eram brasileiras. Nem havia nas livrarias, só encomendando. Uma mãe do grupo emprestou-me os livros que tinha e devorei-os na hora. Não tendo grande coisa para fazer em casa a não ser ver a barriga crescer e preparar algumas roupas, comecei a brincar. Fui pesquisando temas de conversa anteriores no grupo, fazia perguntas que me interessavam e lia as inumeras experiências, Guardava tudo numa pasta pensando... posso precisar disto mais tarde... ah espera, este tema é fixe, vou guardar... e aos poucos fui criando temas e temas com vários testemunhos e experiências... para meu proprio beneficio, ainda longe de pensar em livros. Comecei nessa altura também a minha viagem no mundo dos blogues. Eu que adoro escrever, considerei aquele mundo uma pequena maravilha à espera que eu o explorasse.

Entretanto os miudos nasceram... e se me foram uteis os testemunhos que entretanto tinha guardado... oh se foram... não me impediu de continuar a fazer perguntas e... obviamente, guardar as melhores respostas. Foram 6 mesinhos de pura loucura em casa. Tive a sorte imensa de ter sempre alguém a ajudar. Nisso, não me posso queixar mesmo... até deu para fazer ginástica e tudo. Quando voltei ao trabalho, a coisa piou de outra maneira... oh tempo volta para trás... trabalho atrasado, mostrar que apesar de ter sido mãe continuo a ser a profissional de sempre... não é facil.

Consegui manter os blogues e ter alguma actividade (mais reduzida obviamente) nos foruns. Já não era aquela miuda que bombardiava com perguntas e comecei a dar algumas respostas. Nunca deixei de ter duvidas, pois ser mãe de gémeos é assim mesmo... as coisas nunca são como se lê nos livros. As crianças não são todas iguais. Valeu sempre, em casa ter o apoio do xuxuzão. Também não foi fácil conciliar-me com ele... não foi... nunca é... mas o facto é que me permitiu que o tempo em casa esticasse pela ajuda que me ia dando.

Um dia, lembraram-se no grupo... e se... alguém fizesse uma compilação das duvidas mais frequentes e tornasse isso num livro? Eu respondi... eu já tenho essas compilações! Um livro? Acham mesmo? E assim começou a saga.

Deu trabalho? Como arranjas tempo para escrever? São as perguntas mais frequentes. Eu respondo... o livro teve 2 fases de muito trabalho... a primeira, quando ainda nem pensava em escrever um livro, durante a minha baixa, que foi selecionar os testemunhos mais importantes, a segunda, foi a parte burocrática... arranjar as declarações de autorização dos ditos testemunhos. Escrever o resto do livro? Não... isso não deu trabalho nenhum... porque o escrevi num ápice... todos os dias um bocadinho à noite, ao fim de semana... quando escrevo sobre o que gosto, a escrita flui sem pensar muito nela. Era o meu escape. O meu hobbie. Refugiava-me na escrita até para resolver os meus proprios problemas de casa. Aprendi. Muito. Tanto.

Eu nunca me meto naquilo que acho que não posso cumprir. Sempre fui assim com tudo, desde os tempos de faculdade. Sou uma super mulher? Nem pensar... longe disso. Sou algo prefeccionista até. Nem sempre é positivo quando é em demasia. Não me meto no que não posso cumprir. Não tenho tempo. Adorava ter tempo para ir à ginástica por exemplo... Não vou... nem vale a pena para já. Adorava ter tempo para andar sempre de unhas e cabelo arranjado e depilação feita, mas não... não tenho tempo... alguma coisa fica para trás certo? Não... decididamente. Não sou uma super mulher.

2 comentários:

Rita disse...

Somos sim... somos sim!

Sabes uma coisa curiosa... talvez por ter 4 muitas vezes "nem me lembro" de que tenho gémeos... é como se se diluissem nos outros. São "apenas" 4 filhos, 4 irmãos!

Estou ansiosa para ler o livro :)

Didi e Pepe disse...

ola mama
adorei ler cada bocadinho, deste cantinho.

tou ansiosa por devorar o teu livro!!

sem duvida, e um trabalho d meses....mesmo sem o saberes.

muitas muitas felicidades

bjk fofos
lia, didi & pepe16m 1/2