terça-feira, 9 de março de 2010

Dia da Mulher

Nunca liguei nenhuma a este dia e confesso que nem sabia o porquê da sua existência pois nunca me tinha dado ao trabalho de pesquisar sobre o assunto. Ontem, dia da mulher, uma amiga minha desvendou-me o mistério numa observação no facebook. Fiquei deveras surpreendida e chocada. Não há duvida que conhecer o porque das coisas dá-nos uma perspectiva completamente diferente.

"No dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam as fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho
para 10 horas ( as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. as mulheres foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas num acto totalmente desumano."

Sem comentários: