sexta-feira, 28 de maio de 2010

Encontro de Gémeos em Óbidos adiado

Tenho andado um pouco ausente daqui pois esta semana foi recheada de chatices e problemas. Como referi na altura que arranjei editora para o meu livro, comprometi-me com ela que iria fazer todos os esforços que estivessem ao meu alcance para promover o livro o mais possivel. Lembrei-me então de organizar um encontro de gémeos, à semelhança de um que tinha havido há uns anos e que teve larga projecção mediática. Até aqui tudo bem. Meti mãos à obra. Antes que pudesse começar a fazer contactos com Câmaras, a organizadora do evento anterior propôs ajudar-me e perguntou-me o que eu achava se voltasse a ser na Câmara de Óbidos. Concordei. Afinal de contas, se fosse no mesmo sitio, não partiriamos do zero e tinhamos já apoio garantido. Julguei que tivesse ficado claro que a realização deste encontro de gémeos seria com o objectivo primordial de apresentar o livro. Engano meu, descobri mais tarde... esta semana. Na altura foi definida a melhor altura para fazer o encontro e consequentemente o lançamento do livro. Primeiro pensámos em Julho para que os muitos emigrantes pais de gémeos pudessem comprar o livro nas férias, mas achámos que não teriamos muito tempo para organizar as coisas até lá. Estavamos em Fevereiro. Decidimos então que a melhor altura para realizar o encontro seria em Outubro e consequentemente mudámos o lançamento para esta altura. Estava mais do que assumido, por mim e julgo que por todos os envolvidos dos vários grupos de gémeos, que o grande objectivo deste encontro era a apresentação e divulgação do livro.

Comecei a fazer as minhas diligências para encontrar um grupo de oradores interessante e de nome, que pudesse estar presente no encontro... e consegui... nomes como a Dra. Teresinha Simões e Dr. Mário Cordeiro, sobejamente conhecidos da nossa praça. 

Esta semana, quando nada fazia esperar e após algumas insistências minhas para ter mais algumas coisas prontas para o encontro, recebo a noticia que a Câmara de Óbidos queria adiar o encontro para o próximo ano, por razões que nos transcendem. Ora, obviamente, que esta decisão me deixou para além de chocada, bastante chateada. Esta decisão saía completamente fora do acordado inicialmente. Se para a Câmara era indiferente a altura do encontro, para mim que era uma das organizadoras se não a principal interessada, estava completamente fora de questão, nesta altura do campeonato adiar o evento. 

Este encontro era para ser o MEU encontro de gémeos. Não devia nunca ter assumido como 2ª encontro de gémeos. Devia ter feito tudo do zero, um encontro com um objectivo. Mas, eu achava que tinha ficado assente que era assim... Afinal, cada um de nós pode, se quiser, lembrar-se de organizar um evento, um encontro, um ciclo de palestras, o que quiser. Nada nos obriga a seguir as mesmas regras criadas num evento anterior. Mas isto tudo, compreendo eu agora. Senti-me enganada. Porque, se calhar a Câmara não sabia o porquê do encontro este ano, porque realmente para eles é indiferente e por isso não lhes culpabilizo. Agora, mais uma vez houve quem me desiludisse, profundamente. Porque essa outra pessoa sabia perfeitamente quem tinha tido a ideia de fazer um encontro este ano e porque razão. 

Enfim... não vou chorar mais sob o leite derramado. Estas coisas fazem-me crescer ainda mais. Há uma expressão que diz: Vivendo, aprendendo. Não podia ser mais verdade. Quando se quer fazer uma coisa, há que fazer do zero e há que deixar tudo muito bem esclarecido com toda a gente. A facilidade nunca trouxe beneficio a ninguém. Neste caso, até me saiu bem caro.

O lançamento do livro, no que depender de mim, vai ser em Outubro e de Outubro não passa, a não ser que a editora assim o decida. E não, não vou cruzar os braços. No que depender de mim, vou fazer uma apresentação nacional do livro em larga escala, tal como tinha previsto inicialmente. Não será o 2º encontro de gémeos em Óbidos mas será uma apresentação do livro com encontro de familias de múltiplos. Chamem-lhe o que quiserem. Será noutro lado qualquer, se alguma Câmara nos quiser apoiar mas será igualmente um sucesso. Tenho muito menos tempo agora do que teria em Fevereiro mas e daí? Quando se tem força de vontade consegue-se tudo. Mesmo tudo. Haja local e alguma coisa se há-de arranjar.

3 comentários:

Ananana disse...

Grande Rita! assim é que é! Nao baixes os braços nunca! Este é teu sonho nâo deixes estes pequenos detalhes destrui-lo! Beijos

Didi e Pepe disse...

meus parabens!!tens mesmo d seguir pra frente...e lançar esse livro...e kem sabe...kando s realizar o encontro d gemeos,seja o lançamento da 5ª ediçao-como alguem ja t disse

bom fds
bjk fofos
lia, didi & pepe17m

coisascomgosto disse...

É assim mesmo ...GRANDE MULHER!!!
Imagino que não tenha sido facil receber uma noticia destas...mas enfim, é como dizes:"...coisas que nos transcedem..."
Tenho a certeza que o livro vai ser um sucesso...eu quero um!!!
E pela minha parte ajudo a fazer a divulgação.
Bjinhos
Sandra