sexta-feira, 12 de março de 2010

Mulheres à chuva

Imagem Retirada da Net - Claude Monet

“Com a chuva, a neblina ia-se rasgando, descendo, separando-se em farrapos e deixando a descoberto trechos de terra, como se dum mar de espuma surgisse um arquipélago. Sobre as pedras lavadas apareciam as mulheres; retardatárias, que caminhavam, apressadamente, em direcção à igreja, uma das mãos no guarda-chuva, a outra a levantar um pouco as saias, para que a água não as esparrinhasse. Não se via o rosto de nenhuma delas.”
Ferreira de Castro, A Missão - 3 novelas (A Experiência), Guimarães & Cª., Lisboa, 1954

Reescreva-o duas vezes, tentando manter a sua dimensão (mais ou menos seis linhas).
Na primeira recriação, faça com que o texto de Ferreira de Castro se transforme numa descrição dominantemente objectiva.
Na segunda recriação, faça com que o texto de Ferreira de Castro se transforme numa descrição dominantemente subjectiva.

Objectiva

À medida que a chuva cai, a neblina rasga-se e desce, deixando a descoberto vários trechos de terra. Na estrada de pedra, agora visível, várias mulheres caminham apressadamente em direcção à igreja, segurando numa das mãos o guarda chuva e na outra levantando as saias para que a água não as molhasse. Não se via o rosto de nenhuma delas.

Curso Escrita Criativa Luis Carmelo - por Rita Cardoso

Subjectiva

A chuva caia intensamente fazendo com que a neblina aos poucos se fosse rasgando e descendo, separando-se em farrapos e deixando a descoberto vários trechos de terra como se uma ilha emergesse no meio do oceano. Sobre as pedras lisas e escorregadias, viam-se várias mulheres de rosto tapado, caminhando apressadamente em direcção à igreja. Traziam numa das mãos o guarda chuva, enquanto a outra levantava a saia comprida para que não se molhasse na corrida.

Curso Escrita Criativa Luis Carmelo - por Rita Cardoso

5 comentários:

Carla Santos Alves disse...

Ola Rita

Não sei se sabes mas eu escrevi um livro com o titulo" Sou mãe e adoro!"

Bjs

Carla Santos Alves disse...

Eu n tenho conta do face book...mas se esta lá o meu blog cá virão ter!Bjs e obrigada

S* disse...

Delícia de texto...

Rafael Hitlodeu disse...

Olá.
Peço desculpa pela intromissão.

Venho convidá-lo(a) a acompanhar as histórias d'O Idiota.

Humor/Sarcasmo/Entretenimento e boa disposição:)

Obrigado.
Miguel

Maria disse...

Fiquei impressionada com a qualidade da tua escrita. É que ler-te no blog dos pipocas e agora aqui não tem nada a ver...(escreves sempre bem, mas aqui é bem diferente!). Só te posso incentivar a prosseguir, é óptimo ler blogues com esta beleza na forma de expressão.
Estou muito orgulhosa ;DDDDD
Beijinhos grandes