quinta-feira, 22 de julho de 2010

O tempo

Gostava de ter mais tempo para mim, para a minha familia. O tempo que gastamos no trabalho é tão inutil. Quando fazemos o que gostamos, com a amor à camisola, sentimos que ali no trabalho estamos entre familia e pessoas que gostamos, é uma coisa, mas quando o trabalho fica aquém do que desejavamos, passamos o tempo entre pessoas que não nos dizem rigorosamente nada e ansiamos e contamos todos os minutos até chegar a tão desejada hora de ir embora, é completamente diferente.

Infelizmente nós precisamos de trabalhar a não ser que nos saia o euro milhões. Tenho uma certa inveja daquelas pessoas free lancers, que conseguem gerir o tempo delas. Foi a profissão que escolheram, está certo, tiveram sorte também. Eu também tive alguma sorte confesso mas nesta altura da minha vida, talvez devido a ter mais idade, ter familia, tenho também necessidades de outros projectos. Tenho principalmente necessidade de aproveitar a familia que tenho. Era impensável não trabalhar. Apesar de me chamarem maluca, acho que nunca conseguiria ser aquelas tias de Cascais que vivem dos rendimentos e bebem o cházinho das 5 com as amigas. Não conseguia fazer isso todos os dias... preciso de algo que me realize sempre. Objectivos.

Até podia ter o mesmo emprego mas ter a possibilidade de trabalhar a partir de casa se me apetecesse. Afinal de contas porque razao precisamos de picar o ponto todos os dias? Na minha opinião o que é importante é que as coisas se realizem, que o trabalho esteja feito. Obviamente que há empregos que exigem a presença e mesmo naqueles que não exigem pode e deve haver sempre uma presença de vez em quando. Mas fazer dessa presença uma obrigação? Não acho necessidade. Eu até acho que se tivesse a possibilidade de trabalhar a partir de casa, provavelmente continuaria a ir todos os dias à empresa, mas só o facto de não ter de estar à espera das 18 para ir embora, acho que até tornava o trabalho mais rentável. Tem que haver disciplina. Muita. Mas porque não? Eu aposto que os trabalhadores com um esquema destes, eram muito mais felizes e produtivos. Esta foi a nossa dissertação à hora do almoço no Porto.

Sem comentários: